Com origem na APPACDM de âmbito nacional, a APPACDM de Braga, Instituição Particular de Solidariedade Social de utilidade pública, surgiu como resposta às dificuldades sentidas por um grupo de pais de crianças/jovens com Deficiência Intelectual e Incapacidade, liderado pela Determinação, Persistência e Vontade do Comendador Félix Augusto Ribeiro. Constituiu-se a 03 de Maio de 1974, como 12ª Delegação e tendo como madrinhas a psiquiatra Dra. Alice de Mello Tavares e a Enfermeira Odete Dumont.

Pequenina, naturalmente, como tudo o que nasce”, nas palavras do seu fundador, ao longo do seu percurso foi ampliando, desenvolvendo e reformulando a sua capacidade de resposta e área de abrangência. APPACDM de Braga possui atualmente sete Complexos para atendimento direto, maioritariamente pessoas com Deficiência Intelectual e Incapacidade, distribuídos por diferentes concelhos do Distrito de Braga: – Braga; Esposende; Vila Verde e Vila Nova de Famalicão.

Decorridos sensivelmente 25 anos de existência, em 29 de Maio de 1999 e na sequência da dissolução da APPACDM nacional, autonomizou-se, obtendo registo próprio de pessoa coletiva em meados de 2000, adquirindo estatutos, património e administração independentes.

Ao longo do seu percurso, a APPACDM de Braga vem sendo dinamizada por pais e amigos, com o propósito de procurar soluções para os desafios e dificuldades inerentes à Missão Institucional, visando a autonomia, a promoção da plena participação em todos os contextos de vida, no respeito pelos princípios da individualização, promoção do acesso a serviços, promoção da igualdade de oportunidades, educação, trabalho e formação ao longo da vida das pessoas com Deficiência Intelectual e Incapacidade.